(14) 9 8100-1843
ÁREA DO CLIENTE
A Importância da Calibração de um Equipamento
A calibração de instrumentos pode ser feita por um laboratório Postada dia 21/04/2014



A calibração de um equipamento é um componente importante na qualidade dos resultados expressos por ele. A calibração é um aprimoramento constante e proporciona vantagens, tais como redução na variação dos resultados obtidos, prevenção dos defeitos e compatibilidade das medições.
Com a solicitação do mercado pelo uso das normas da série ISO 9000,14000 e 17025, todas as empresas devem ter seus documentos que afetam direta ou indiretamente a qualidade de seus serviços.


O Certificado de Calibração é um registro de grande importância no sentido de garantir a confiabilidade dos serviços prestados, pois tem como função mostrar os resultados das medições realizadas com o instrumento ao compará-lo com um padrão de referência que seja rastreável a um padrão nacional e/ou internacional.


Em outras palavras, a calibração prova que a leitura obtida pelo instrumento está dentro das incertezas de medição, sendo rastreável à unidade correspondente do Sistema Internacional de Unidades (SI). Além disso, esses certificados apresentam a data da calibração, o responsável pelo mesmo, as condições ambientais, bem como a incerteza associada às medições.
Em termos práticos, a calibração é uma ferramenta básica que visa a assegurar a confiabilidade de um instrumento de medição, por meio da comparação do valor medido com um padrão rastreado ao Sistema Internacional (SI).


A calibração de instrumentos pode ser feita por um laboratório, sem necessariamente estar acreditado.
Como argumentos, encontramos na página do Inmetro, a citação que a acreditação é voluntária e temos também, a definição do VIM - Vocabulário Internacional de Metrologia, que contém as definições sobre metrologia, descreve a calibração como “operação que estabelece, numa primeira etapa e sob condições especificadas, uma relação entre os valores indicados e as incertezas de medição,



Fonte: servicemedical.com.br


Galeria de imagens
  • gfhfg
  • fgfgh
| (14) 9 8100-1843 |
Av. Rio Grande, 1641 - Centro - Promissão/SP